2017-03-11

DICAS PARA AUMENTAR A SUA RESILIÊNCIA...


Você consegue se adaptar facilmente a novas situações ou é daqueles que odeia mudanças e resiste a todas elas? Você conseguiria mudar de vida drasticamente ou prefere nem pensar nisso? Você sabe se adaptar a pessoas que levam a vida de forma diferente a sua ou prefere só viver com amigos parecidos? Se você ficou com a primeira opção para todas as respostas significa que você é uma pessoa resiliente. Porém, se houve variações entre as respostas ou preferiu as segundas alternativas está na hora de rever e trabalhar seu poder de resiliência.
Resiliência nada mais é do que um termo que mostra a capacidade das coisas retornarem ao seu estado normal após serem modificadas por algum processo externo. Aplicado na psicologia é o poder das pessoas se adaptarem, moldarem e lidarem com situações diferentes das quais estão acostumadas. É a capacidade de resolver problemas, vencer obstáculos e não serem vencidas por situações difíceis.
Sem dúvida, o poder de resiliência é algo que deve ser estudado, entendido, desenvolvido e aplicado ao longo da nossa vida. É mais fácil para uns e um pouco mais difícil para outros, mas para o bem de todos deve fazer parte de todas as trajetórias. Para ajudá-lo a atingir esse objetivo, separamos abaixo 10 dicas para aumentar a sua resiliência. Confira:
1- Seja comunicativo e assertivo
Tenha em mente que pessoas comunicativas e assertivas tendem a lidar melhor com as pessoas dos diferentes ambientes em que vivem. Estamos em constante socialização e precisamos saber conversar com diversos tipos de personalidades com as mais diferentes capacidades. Desta forma, expor nossa forma de pensar é um grande passo para a resiliência.
2- Conserve suas relações pessoais
Ainda no mesmo raciocínio do tópico anterior, além de saber lidar com as pessoas é preciso cativá-las e manter as relações ao longo dos anos. Sempre mantenha contato com seus amigos, parceiros de trabalho e demais pessoas de seu ciclo social.
3- Saiba lidar com as crises
Nossa vida é cheia de altos e baixos, e momentos difíceis irão surgir, independentemente do que você faça. Não se desespere quando um período ruim lhe acometer. Respire fundo e faça tudo que estiver ao seu alcance para passar por esta fase sem grandes problemas e tirar dela o melhor aprendizado que conseguir.
4- Não resista às mudanças
A vida é cíclica e as mudanças são consequências. Elas acontecerão e resistir a elas só torna a jornada um pouco mais difícil. Aceite as mudanças e as encare como uma forma de crescimento pessoal. Bola pra frente!
5- Lute pelo que quer
Se você tem objetivos, não saia do caminho deles nem por um segundo. A vida deve ser trilhada diretamente pra eles, faça o que estiver ao seu alcance para atingi-los e chegue sempre ao fim do dia com sensação de dever cumprido!
6- Decida positivamente e com convicção

Lidamos com a necessidade de escolhas diariamente: das mais simples às mais complexas. Não banque a vítima nestes casos jamais, faça as escolhas que melhor lhe couber e não olhe pra trás. Acredite no que você escolheu e trabalhe para que seja a melhor decisão.

7- Cultive o autoconhecimento
Para conviver com outras pessoas ou escolher o caminho que trilharemos em nossa vida, precisamos antes de tudo conhecer a nós mesmos. Passe períodos consigo mesmo e dedique-se a se conhecer profundamente. Nunca pare de se ouvir e se visitar, pois vivemos em mudança e quem você conheceu hoje pode ser outra pessoa amanhã.
8- Mantenha os objetivos em perspectiva
Tenha sempre em mente o que você deseja. Coloque seus objetivos um ao lado do outro e desenhe o caminho que precisa fazer para atingir um e depois outro. Provavelmente, eles tem uma ligação e é importante saber quais passos irá trilhar.
9- Goste de quem você é
Ame a si mesmo! Olhe no espelho e goste do que vê refletido. Sinta orgulho de suas atitudes e decisões. Caso isso não seja possível no momento, trabalhe para que você se torne alguém a quem você amaria. Não pare enquanto não conseguir se admirar.
10- Busque o melhor, sempre!
A vida é uma constante busca de objetivos, de superação de desafios e de vencer obstáculos. Não pare nunca de buscar o melhor pra você e pra sua vida. O futuro é feliz, acredite!

Texto escrito por Roberta Lopes da Equipe Eu Sem Fronteiras
https://www.eusemfronteiras.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário